segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MADAME SATÃ

Realizador: Karim Ainouz
Ano:2002
País:Brasil
Duração:105 min 

João Francisco dos Santos (Glória do Goitá, 25 de fevereiro de 1900 — Rio de Janeiro, 11 de abril de 1976), mais conhecido como Madame Satã, foi um transformista brasileiro, visto como personagem emblemático da vida noturna e marginal carioca na primeira metade do século XX. Criado numa família de dezessete irmãos, diz-se que João Francisco chegou a ser trocado, quando criança, por uma égua. Jovem, foi para Recife, onde viveu de pequenos serviços prestados. Posteriormente, mudou-se para o Rio, indo morar no bairro da Lapa. Analfabeto, o melhor emprego que conseguiu foi o de carregador de marmitas, embora houvesse o boato de que foi cozinheiro de mão-cheia. Considerado marginalizado, acredita-se que o fato de ter sido negro, pobre e homossexual tenha contribuído.

Dito dotado de uma índole irônica e extrovertida, Santos encantou-se pelo carnaval carioca. Foi assim que, em 1942, ao desfilar no bloco-de-rua Caçador de Veados, surgiu seu apelido. O transformista se apresentou com a fantasia Madame Satã, inspirada em filme homônimo de Cecil B. DeMille.
Era freqüentador assíduo do bairro onde morava (conhecido como reduto carioca da malandragem e boemia na década de 1930), onde muitas vezes trabalhou como segurança de casas noturnas. Cuidava que as meretrizes não fossem vítimas de estupro ou agressão.
Foi preso várias vezes, chegando a ficar confinado ao presídio da Ilha Grande, agora em ruínas. Freqüentemente, Madame Satã enfrentava a polícia, sendo detido por desacato à autoridade. Considerado exímio capoeirista, lutou por diversas vezes contra mais de um policial, geralmente em resposta a insultos que tivessem como alvo mendigos, prostitutas, travestis e negros.
É considerado uma referência na cultura marginal urbana do século XX.
Em 1971, concedeu uma polêmica entrevista ao jornal O Pasquim.
Faleceu logo após a sua última saída da prisão, em abril de 1976 em sua casa, hoje um camping.
No ano de 2002, foi rodado no Brasil um filme sobre sua vida, que leva também o nome de Madame Satã, premiados nacional e internacionalmente. Nesse filme, João Francisco dos Santos foi interpretado pelo ator Lázaro Ramos.

domingo, 29 de setembro de 2013

THE BIG GAY MUSICAL


Realizador:  C.AndreasF. M. Caruso
Ano:2009
País:USA
Duração:91 min

The Big Gay Musical is a 2009 gay-themed musical-comedy film written by Fred M. Caruso and co-directed by Caruso and Casper Andreas. The film follows a brief period in the lives of two young actors, one who is openly gay, the other closeted to his parents. The openly gay actor struggles with whether he should be sexually promiscuous or seek a life partner, while the closeted one wonders if he should come out to his conservative, religious parents.

Throughout the film, there are a series of musical numbers with tap dancing angels, a re-telling of the Genesis story, protests from televangelists, a deprogramming camp that tries to turn gay kids straight. By the end of the film, the characters realize that life would be better if they just accepted themselves the way they are. 

The directors chose to cast openly gay Broadway actors for all the film's key roles. (http://en.wikipedia.org/wiki/The_Big_Gay_Musical)

Some songs:  

sábado, 28 de setembro de 2013

UM HOMEM SINGULAR

A SINGLE MAN
Realizador: Tom Ford
Ano: 2009
Pais: EUA
Duração: 99 min

“A Single Man”  é um filme americano de 2009, baseado no livro homônimo de Christopher Isherwood, que marca a estreia do estilista Tom Ford como director. No elenco estrelam a indicada ao Oscar Julianne Moore e o actor britânico Colin Firth, que conseguiu sua primeira indicação ao Óscar em 2010 na categoria "melhor actor", por sua performance nesse filme, assim como o jovem  Nicholas Hoult. 

George Falconer é um professor universitário de 52 anos, a tentar encontrar de novo um sentido para a vida, depois da morte do seu companheiro de sempre, Jim. George mergulha no passado e não consegue imaginar o seu futuro, quando o acompanhamos durante um único dia, onde uma série de encontros e acontecimentos o levam a decidir se afinal haverá ou não sentido para a vida depois de Jim. George é consolado pela sua amiga chegada Charley, uma beldade de 48 anos, também ela a lutar com as suas próprias questões acerca do futuro. E um jovem estudante de George, Kenny, que se está a aceitar como ele é, persegue George, vendo nele uma alma gémea.

O filme expõe um dia, precisamente 30 de novembro de 1962, um mês após a Crise dos mísseis de Cuba, na vida de George Falconer. Descobrirá ele os ecos do passado no presente e irá vislumbrar versões alternativas do futuro - incluindo a forte possibilidade de nenhum futuro para si mesmo?

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ATRÁS DO CANDELABRO


BEHIND THE CANDELABRA
Realizador: Steven Soderbergh
Pais: EUA
Duração: 118 m

O anunciado projecto, para a HBO, de Steven Soderbergh sobre o entertainer Liberace foi O filme “Behind the Candelabra” (Atrás do Candelabro, em tradução livre), considerado “demasiado gay” pelos estúdios de Hollywood, dirigido por Steven Soderbergh, com Michael Douglas no papel principal, foi um dos grandes vencedores do Emmy, principal prêmio da TV americana. A obra sobre a vida do pianista Liberace levou as estatuetas de melhor filme, actor e director. Um retrato íntimo de Liberace como nunca até hoje mostrado.

Nascido a 16 de Maio de 1919, Wladziu Valentino Liberace (Michael Douglas) foi um pianista prodigioso que se tornou um ícone da América dos anos 1960/70, com os seus espectáculos extravagantes e inusitados, onde misturava o virtuosismo do piano clássico com as músicas populares da época. Neste filme, é contada a tempestuosa relação com o jovem Scott Thorson (Matt Damon), seu secretário e amante desde 1977, cuja relação terminou num escândalo público, depois de seis anos de intensa cumplicidade. Em 1987, pouco antes de morrer, Liberace faz um último telefonema ao ex-amante, com quem, finalmente, encontra forma de se reconciliar. Com argumento de Richard LaGravenese e realização de Steven Soderbergh, um drama biográfico que se inspira no livro de memórias do próprio Scott Thorson, "Behind the Candelabra: My Life with Liberace", onde é descrita a sua vida com o músico. (excerto de Luís Veríssimo).


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

EU MATEI A MINHA MÃE

J'AI TUÉ MA MÈRE
(I Killed My Mother)
Realizador: Xavier Dola
Ano: 2009
Pais: Canada
Duração: 96 m

"J'ai tué ma mère" é um filme biográfico escrito e dirigido pelo jovem Xavier Dolan nascido em 1989. Retracta a complexidade do vínculo mãe e filho. O filme atraiu a atenção da imprensa internacional quando ganhou três prémios em Cannes em 2009. Depois da exibição, o filme recebeu uma ovação de pé de oito minutos. Foi exibido em 12 cinemas no Quebec e em 60 salas em França.

Hubert Minel ( o próprio Xavier Dolan), jovem de Montreal de 16 anos, tem uma relação difícil com a mãe,  a qual implica com os seus gostos,  personalidade e a sua ignorância. Entretanto, saudoso de uma infância feliz, Hubert, tenta reconciliar-se com a mãe, inspirado pelo discurso filosófico do seu namorado Antonin (François Arnaud), e pelos conselhos de Julie (Suzanne Clément), sua professora. No entanto, as iniciativas confirmam o abismo que separa o adolescente da sua mãe. 

Aparentemente pelo título parece aproximar-se do filme "Ma mère"um drama francês de 2004, realizado e escrito por Christophe Honoré, inspirado no romance homónimo de Georges Bataille, inacabado pelo autor e publicado postumamente, mas são histórias bastante diferentes.

"O que o torna este filme extraordinário é a sua profundidade de sentimento e a idade de Dolan que o torna ainda mais impressionante: tinha apenas 19 anos quando o realizou."